Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12250
Título: Os caminhos de Pitágoras
Autor(es): Guedes, Girlan Paiva
Palavras-chave: História da Matemática
Pitágoras
Teorema de Pitágoras
Data do documento: 12-Dez-2016
Resumo: Esse artigo aborda a História do Teorema de Pitágoras, onde tentamos mostrar que esse teorema não é dele (batismo indevido). Isso significa, que ao longo da História da Matemática, e até a da humanidade, se atribuí a Pitágoras todo o mérito de ter “descoberto” ou construído esse teorema que é um dos mais importantes no estudo da Geometria. Metodologicamente, mergulhamos na sua vida desde o seu nascimento, onde há muita divergência no que refere a seus pais e à sua terra natal, mas podemos presumir, seguramente, que passou seus primeiros anos em Samos, sua juventude, seus feitos como a escola pitagórica, conteúdos, etc. Concluímos mostrando também a sua influência nos dias atuais, principalmente desse tão falado e famoso Teorema que foi demostrado e é utilizado de varias formas, mas que não foi construído por Pitágoras.
Descrição: GUEDES, G. P. Os caminhos de Pitágoras. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12250
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Girlan Paiva Guedes.pdfPDF - Girlan Paiva Guedes892.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.