Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12273
Título: Entre o Gatsby de Fitzgerald e o de Luhrmann: um estudo sobre adaptação cinematográfica
Autor(es): Ferreira, Maria Aparecida Coutinho
Palavras-chave: Crítica literária
Teoria literária
The Great Gatsby
Adaptação cinematográfica
Data do documento: 1-Jul-2016
Resumo: O objetivo desse trabalho é mostrar, através de uma análise comparativa, os processos adaptativos de João Batista de Brito (2006) e Francis Vannoye (apud BRITO, 2006) usados na transição do romance The Great Gatsby (1994) de F. Scott Fitzgerald para o filme adaptado por Baz Luhrmann (2013) e provar a presença dos símbolos e padrões no romance inseridos por Fitzgerald, dando seus possíveis significados. O estudo foi desenvolvido por uma pesquisa bibliográfica, utilizando como fonte o livro original The Great Gatsby e artigos sobre teoria da adaptação, símbolos e padrões, e relacionados ao livro. Após a análise, concluímos que Luhrmann manteve a ideia do original e que os símbolos e padrões estão presentes em todo o romance. Com esse estudo, pretendemos incentivar o aprofundamento de leituras desse romance clássico, abrindo caminho para futuras análises do mesmo.
Descrição: FERREIRA, M. A. C. Entre o Gatsby de Fitzgerald e o de Luhrmann: um estudo sobre adaptação cinematográfica. 2016. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12273
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- MARIA APARECIDA COUTINHO FERREIRA.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.