Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12291
Título: Processo de degradação ambiental do rio Pilõeszinhos nos perímetros urbano e rural
Autor(es): Firmino, Josiéliton Pereira
Palavras-chave: Degradação ambiental
Saneamento básico
Preservação do ambiente
Data do documento: 2016
Resumo: Segundo Rocha et. al. (2004), o saneamento básico no Brasil encara grandes obstáculos de origem educacional, cultural, política e etc. Além disso, a falta de informação por parte da sociedade em relação às questões ambientais resulta em grande parte na emissão de efluentes domésticos e sanitários nas galerias pluviais, assim esses dejetos vão parar diretamente nos rios o que acaba sendo um agravante considerável para a poluição das águas. No município de Pilõezinhos, a situação do rio que corta os perímetros rural e urbano não é diferente daquela encontrada em outras partes do país e do mundo. De acordo com Lima (2004), nos últimos anos este curso d’água vem sofrendo intensa degradação por parte da população que o transformou em um verdadeiro esgoto a céu aberto. Na zona rural verifica-se a destruição total ou parcial das matas ciliares, o assoreamento e o lançamento de produtos químicos provenientes das lavouras. Na zona urbana a poluição ocorre em função do lançamento, sem tratamento, de efluentes domésticos e das pequenas casas comerciais. Esta pesquisa busca trazer informações que serão muito importantes para o poder público e para a população em geral, no que se refere à tomada de decisões para a preservação do ambiente. Ela visa ainda apontar as causas, as consequências da destruição do ambiente e as possíveis soluções para reverter ou minimizar o nível de degradação do rio Pilõezinhos.
Descrição: FIRMINO, J. P. Processo de degradação ambiental do rio Pilõeszinhos nos perímetros urbano e rural. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12291
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josiéliton Pereira Firmino.pdfJosiéliton Pereira Firmino938.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.