Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12316
Título: A mulher-artista em Lya Luft e Lygia Fagundes Telles: um estudo sobre os românces O Quarto Fechado e As Horas Nuas.
Autor(es): Souza, Elis Regina Guedes de
Palavras-chave: Mulher artista
Estudos de gênero
Mulher e Arte
Escrita feminina
Data do documento: 31-Out-2016
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada na Iniciação Científica – (Pibic) (UEPB/CNPq), e tem como foco mostrar como a mulher artista é representada na escrita de autoria feminina contemporânea. Procuramos compreender como se dá a relação entre mulher e arte nos seguintes romances: O quarto fechado, de Lya Luft, (2004), e As horas nuas (1989), de Lygia Fagundes Telles (1989). Objetivamos investigar não só como ocorre a construção da mulher enquanto artista dentro dos romances, mas qual é o lugar que essa ocupa em uma sociedade burguesa que procura fixar, rigidamente, os papéis sociais para homens e mulheres. Como lastro teórico, pautamo-nos em duas perspectivas. A primeira centra-se nos estudos de gênero e da Mulher, conforme as orientações de Xavier (1991; 1999), Pinto (1997), Möhrmann (1985), Simioni (2007). A segunda pauta-se nas reflexões acerca do Künstlerroman, isto é, narrativas cujo protagonista é um/a artista ou cujo enredo gira em torno do processo de criação artística. Nessa discussão, apoiamo-nos no estudo pioneiro desenvolvido por Campello (2003). Como resultado, nossa análise mostra que os romances em pauta apontam que a paixão das protagonistas pela arte está acima de qualquer outra paixão feminina, o que traz sérias implicações para a mulher e para a artista, como se o exercício artístico fosse inconciliável com outras demandas impostas ao feminino por uma cultura patriarcal.
Descrição: SOUZA, E. R. G. A mulher-artista em Lya Luft e Lygia Fagundes Telles: um estudo sobre os românces O Quarto Fechado e As Horas Nuas. 2016. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12316
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elis Regina Guedes de Souza.pdfPDF - Elis Regina Guedes de Souza1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.