Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12364
Título: O ensino de gramática na sala de aula: reflexões sobre as perspectivas tradicional e contextualizada
Autor(es): Nascimento, Beatriz Pereira do
Palavras-chave: Gramática
Ensino tradicional
Ensino contextualizado
Data do documento: 2016
Resumo: O ensino de Gramática pode apresentar dificuldades para os alunos do ensino básico, em virtude da valorização de uma insistente postura metodológica tradicional/descontextualizada de muitos docentes. Postura esta que já não atende às demandas linguísticas atuais da escola; da aula de língua portuguesa. Diante desse quadro de dificuldades, buscam-se alternativas para efetivar o ensino de gramática, de forma contextualizada. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é levantar algumas reflexões acerca do ensino de gramática tradicional e contextualizada. Para isso, fizemos uso de alguns pressupostos teóricos de ANTUNES (2007 e 2003) que traz alguns direcionamentos sobre o ensino de língua e gramática em sala de aula; GERALDI (2006) que salienta a importância do uso do texto no ambiente escolar; BAGNO (2004) e as questões da variações Linguísticas, DUTRA (2003) que traz reflexões sobre o ensino dos padrões gramaticais; FARACO (2009) o qual enfatiza os pensamentos do Linguista Bakhtin; MUSSALIN E BENTES (2006) que abordam significativas teorias acerca dos estudos linguísticos e os PCN (2001). Essa é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e interpretativista. Percebemos que apesar da desmotivação dos alunos e das dificuldades de aprendizagem, o tradicional ainda permanece na sala de aula. No entanto, as significativas contribuições advindas dos estudos da língua, trazem novas perspectivas para este ensino, surgindo lugar para um ensino de gramática contextualizada.
Descrição: NASCIMENTO, B. P. do. O ensino de gramática na sala de aula: reflexões sobre as perspectivas tradicional e contextualizada. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12364
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Pereira do Nascimento.pdfBeatriz Pereira do Nascimento489.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.