Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12370
Título: A função da polícia investigativa e o tratamento oferecido a Polícia Civil do estado da Paraíba
Autor(es): Cantalice, Jackson Douglas de Queiroz
Palavras-chave: Polícia Civil - Paraíba
Polícia Investigativa
Justiça
Data do documento: 2016
Resumo: A Polícia Judiciária, é uma instituição de direito público destinada a manter a paz de todos e a segurança individual dos indivíduos, e é o órgão ao qual o Estado atribui o poder-dever de iniciar a persecução criminal, tão logo se tenha conhecimento quanto a existência de um ilícito penal. A Policia Civil possui um papel essencial para a eficiência da Justiça Criminal, pois a atividade por ela realizada constitui a primeira etapa para um posterior processo criminal. Os conceitos de Polícia parecem envoltos em brumas e mistérios, como se ninguém soubesse muito bem o que faz a polícia, embora a população quase sempre, quando necessitadas, de segurança, recorre à própria polícia e clama por justiça. E é por justiça que a classe também clama, pois os profissionais dessa área sentem desmotivados e desvalorizados pela atual política, pela atual situação enfrentada pela classe. Assim, o estudo surgiu da necessidade de demonstrar a importância da polícia judiciária e especificamente do profissional da polícia Judiciária, mostrando que são peças fundamentais e essenciais à correta aplicação da justiça. Busca-se demonstrar a atual situação dos profissionais, bem como comparar esta situação com a existente no cenário da Nacional. Para tanto foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico para o esclarecimento da situação histórica, legal. A análise das pesquisas permitiu traçar um paralelo sobre a situação da polícia civil do Estado da Paraíba, permitindo dizer que a situação atual é representada por diversos problemas e agravação destes ao decorrer do tempo, sendo a desvalorização da classe, um dos maiores problemas enfrentados pelo profissionais da área.
Descrição: CANTALICE, J. D. de Q. A função da polícia investigativa e o tratamento oferecido a Polícia Civil do estado da Paraíba. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12370
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jackson Douglas de Queiroz Cantalice.pdfJackson Douglas de Queiroz Cantalice542.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.