Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12409
Título: Considerações sobre o perfil do professor de Ciências na educação de jovens e adultos
Autor(es): França, Andresa Lúcia de
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Formação de professores
Docentes de Ciências
Data do documento: 4-Nov-2016
Resumo: A qualidade da educação dedicada aos jovens e adultos, que retornam aos estudos através da modalidade EJA, seja ensino Fundamental ou Médio, tem sido bastante debatida às adequações das metodologias, dos materiais didáticos das formas de avaliação e, sobretudo, da formação dos educadores têm sido temas de vários questionamentos. Tendo em vista a necessidade de profissionalização dos docentes para se trabalhar na Educação de Jovens e Adultos, o trabalho objetivou analisar o perfil do professor que leciona nesta modalidade da educação básica e como objetivo específico: averiguar as dificuldades enfrentadas pelo professor em suas práticas, apontando críticas e sugestões para aprimorar a qualidade de ensino na EJA. A pesquisa foi realizada em Escolas Públicas da Rede Estadual da 13ª Gerência Regional de Ensino, localizadas nos municípios de Paulista, São Domingos e Vista Serrana, no estado da Paraíba. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi o questionário constituído por 22 (vinte e duas) questões discursivas (subjetivas), aplicado a 10 (dez) professores das áreas de Ciências da Natureza, códigos e suas tecnologias e Matemática, códigos e suas tecnologias, da Educação de Jovens e Adultos. O método utilizado para levantar as referências encontradas sobre o tema em questão foi à pesquisa bibliográfica. O trabalho apresenta aspectos da natureza qualitativa e quantitativa. Ao analisar as respostas dos professores, que lecionam na EJA foi possível constatar algumas dificuldades, quais sejam: a falta de capacitação especifica para lidar com o alunado, a desmotivação e o tempo que se deve ao fato de que muitos jovens e adultos trabalharem e a falta de material didático adequado. E para lidar com todas estas dificuldades o professor deve ter uma formação adequada, ou seja, uma formação continuada.
Descrição: FRANÇA, A. L. Considerações sobre o perfil do professor de Ciências na educação de jovens e adultos. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12409
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andresa Lúcia de França.pdf11.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.