Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12507
Título: Perfil das contratações por pregão eletrônico em uma empresa pública de pesquisa
Autor(es): Aguiar, Mário Clever de
Palavras-chave: Administração pública
Contratação
Licitação
Pregão
Data do documento: 4-Jul-2015
Resumo: Trata-se de uma monografia apresentada à Universidade Estadual da Paraíba - UEPB como requisito para obtenção do título de Bacharel em Administração Pública no Curso de Administração Pública, modalidade de ensino a distância. Através de uma pesquisa quantitativa e descritiva e tomando por espaço amostral o exercício financeiro de 2014, é delineado o perfil das contratações por Pregão Eletrônico realizadas pela Embrapa Algodão, uma das 47 Unidades Descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA. A escolha deste tema deve-se à percepção da necessidade de explorar e retratar quantitativamente as contratações por Pregão Eletrônico realizadas por essa unidade, tendo em vista não haver nenhum estudo como tal na mesma e observando que os resultados do presente estudo servirão de base e referência para estudantes de áreas afins e de outras unidades descentralizadas daquela empresa, para conhecimento dos clientes internos do Setor de Gestão de Patrimônio e Suprimentos – SPS da Embrapa Algodão, bem como ampliar a transparência à sociedade em geral e, em especial, para auxílio do processo de tomada de decisão pelos gestores no que tange ao planejamento e à execução financeira. Constatou-se que o setor dessa empresa responsável pelos processos de contratações de bens e/ou serviços é o SPS e que seus clientes internos são 45 setores, distribuídos entre unidades de direção, apoio administrativo, apoio à pesquisa, grupos de pesquisa, laboratórios, campos experimentais e núcleos de pesquisa. Os resultados demonstram que as compras/contratações são consideradas funções estratégicas de uma Organização e que o Pregão Eletrônico é a principal modalidade de licitação e o principal meio de contratação utilizado pela Embrapa Algodão, representando 26,99 % dos processos administrativos realizados pelo SPS e 84,75 % do valor total contratado por essa empresa pública.
Descrição: AGUIAR, Mário Clever. Perfil das contratações por pregão eletrônico em uma empresa pública de pesquisa. 2015. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12507
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MÁRIO CLEVER DE AGUIAR.pdf574.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.