Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12513
Título: Lei 9.455/97 (Lei de Tortura): considerações acerca do artigo 1º, § 2º (“Tortura por Omissão”)
Autor(es): Guedes, Bruno Ubiratan da Silva
Palavras-chave: Lei de tortura
Desproporcionalidade
Crimes comissivos e omissivos
Data do documento: 24-Out-2016
Resumo: O presente trabalho busca demonstrar a incongruência do art. 1° § 2º da Lei 9455/97 (Lei de Tortura), para isso, será feito uma análise sob a ótica constitucional e infraconstitucional, refletindo acerca da melhor forma de interpretar e aplicar seus dispositivos. Destarte, dedicar-se-á, inicialmente, a uma explanação geral acerca da tortura, utilizando-se de uma abordagem histórico-sociológica desde períodos mais arcaicos até os dias atuais. A seguir, abordar-se-á o conceito de tortura nos tratados internacionais e no ordenamento jurídico pátrio, bem como as vedações à tortura no plano normativo brasileiro, principalmente após a referida lei. Ainda, será feito a diferença entre o crime de tortura com os crimes de maus tratos e abuso de autoridade, pela semelhança entre os dispositivos. Outra questão de grande relevância que será abordada é o caráter da hediondez da tortura propriamente dita e a ela em sua forma omissiva. Por derradeiro, este artigo tem como ponto central o estudo do artigo 1º § 2º da referida lei, com o escopo de enfatizar a desproporcionalidade do dispositivo, que pune a pessoa que se omite em face da tortura, quando tinha o dever de evitá-la ou apurá-la com uma simples detenção de 1(um) a 4 (quatro) anos, enquanto que nas outras formas a pena em abstrato é de 2 (dois) a 8 (oito) anos de reclusão. Por fim, a metodologia a ser empregada será a pesquisa bibliográfica em obras afins ao tema, enquanto método será o dedutivo.
Descrição: GUEDES, Bruno Ubiratan da Silva. Lei 9.455/97 (Lei de Tortura): considerações acerca do artigo 1º, § 2º (“Tortura por Omissão”). 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)-Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12513
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Ubiratan da Silva Guedes.pdf515.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.