Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12514
Título: Estudo da mortalidade por causas externas no município de Campina Grande.
Autor(es): Costa, Andréa Ramalho
Palavras-chave: Mortalidade
Causas externas
Campina
Data do documento: 31-Out-2016
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar um estudo da mortalidade por causas externas no município de Campina Grande-PB, bem como descrever a população atingida pelas mortes violentas no município, por meio de análise crítica dos dados referentes à mortalidade. A morbimortalidade por violência, expressa por meio das causas externas, vem sendo reconhecida como um problema de saúde pública, observando-se um aumento gradativo na atenção e na preocupação das instituições de saúde no sentido de transformar o tema em prioridade nacional. O tema inclui-se no conceito ampliado de saúde que, segundo a Constituição Federal e a legislação dela decorrente, abrange não só as questões médicas e biomédicas, mas também aquelas relativas a estilos de vida e ao conjunto de condicionantes sociais, históricos e ambientais. Tratou- se de estudo quantitativo descritivo realizado através da totalidade de óbitos por causas externas captadas pelo Instituto de Polícia Científica (IPC) do Estado da Paraíba referentes às pericias realizadas pela Gerência Executiva de Criminalística (GECRIM) no ano de 2015. Desta forma, observa-se a necessidade de trabalhar a prevenção das causas externas para evitar mortes precoces, reduzindo o impacto econômico dos gastos com internações e das perdas de vida produtiva, além das consequências emocionais e psicológicas para as famílias que perdem seus entes queridos, sobretudo crianças, adolescentes e jovens.
Descrição: COSTA, Andréa Ramalho. Estudo da mortalidade por causas externas no município de Campina Grande. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)-Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12514
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréa Ramalho Costa.pdf700.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.