Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12516
Título: Sociologia da invisibilização das pequenas corrupções cotidianas: a invenção do “jeitinho brasileiro” tem jeito?
Autor(es): Gomes, Mônica Thaís Rodrigues
Palavras-chave: Patrimonialismo
Corrupção
Jeitinho brasileiro
Data do documento: 31-Out-2016
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar a origem, as influências, o desenvolvimento e as alternativas de enfrentamento às práticas de corrupção na sociedade brasileira. Busca-se ainda, contextualizar o “jeitinho brasileiro” como forma de corrupção moral fortemente legitimada pela sociedade e, a partir de uma revisão de literatura, relacionar a tolerância à prática do jeitinho com a tolerância às práticas da corrupção propriamente dita. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas que envolvem a formação da sociedade brasileira, o desenvolvimento das relações públicas baseadas no patrimonialismo, noções de ética e a amplitude da utilização dos jeitinhos e sua influência na tentativa de naturalização da corrupção propriamente dita. Foram utilizados para tanto autores como Sérgio Buarque de Holanda, Max Weber, Jessé Souza, Roberto DaMatta, Carlos Alberto Almeida e Gary Becker. Ao final, entende-se que há de se percorrer um vasto caminho para um real combate em todos os níveis de corrupção e propõe-se meios de transformação de hábitos culturais para o fortalecimento de uma sociedade ética.
Descrição: GOMES, Mônica Thaís Rodrigues. Sociologia da invisibilização das pequenas corrupções cotidianas: a invenção do “jeitinho brasileiro” tem jeito? 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)-Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12516
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mônica Thaís Rodrigues Gomes.pdf637.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.