Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12524
Título: Condução coercitiva: abuso ou precaução?
Autor(es): Freire, Rossana Valessa Silva
Palavras-chave: Condução coercitiva
Poder geral de cautela
Presunção de inocência
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: Trata-se de estudo sobre a condução coercitiva no Brasil, em especial acer-ca da impossibilidade de que o instituto seja aplicado ao investigado ou acusado, ante a) a ausência de previsão legal para tanto, b) o princípio da inexigibilidade de autoincriminação, e c) a impossibilidade de analogia in mala partem. Analisa-se o principal fundamento utilizado para o entendimento pela possibilidade da aplicação do instituto, inclusive pelo Supremo Tribunal Federal, qual seja: o ―poder geral de cautela‖, instituto da legislação civil, ao processo penal. Ainda, são analisadas as hipóteses legais em que a condução compulsória é permitida, assegurando-se, to-davia, que esta somente ocorra diante da verificação de seus requisitos indispensá-veis, dentre eles a notificação prévia de quem deva comparecer, em respeito à pre-sunção de inocência e à legalidade.
Descrição: FREIRE, Rossana Valessa Silva. Condução coercitiva: abuso ou precaução?. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12524
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rossana Valessa Silva Freire.pdf911.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.