Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12532
Título: O homicídio de crianças indígenas por tribos brasileiras sob a óptica dos direitos humanos
Autor(es): Ferraz, Carolynne Maria Granja
Palavras-chave: Direitos humanos
Infanticídio índigena
Universalismo cultural
Data do documento: 11-Fev-2014
Resumo: O presente trabalho busca analisar a prática do homicídio de crianças indígenas por tribos brasileiras sob uma perspectiva sociológica e jurídica, tendo em vista que a compreensão dos elementos culturais que permeiam os povos indígenas se mostra indispensável para elaboração do discurso legal. Para tanto, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, através de uma análise comparativa, para conceituar os direitos humanos, bem como para discorrer sobre a multiplicidade cultural existente entre a sociedade dita “civilizada” e os povos indígenas “isolados”. Segue-se então a análise jurídica do tema, em conexão com os discursos do relativismo e universalismo culturais, sob a óptica dos direitos humanos. Observam-se as leis existentes sobre os povos indígenas nos cenários nacional e internacional e, conclui-se pela existência de um regime jurídico criminal paralelo aplicado aos indígenas, quando suas práticas são motivadas por elementos culturais. Por fim, sugere-se a atuação estatal pautada num discurso intermediário entre as correntes do relativismo e universalismo culturais, por meio da qual deve ser respeitado o exercício de práticas culturais, mas também deve ser ofertado amparo àqueles silvícolas que discordarem da prática do homicídio de crianças indígenas em debate.
Descrição: FERRAZ, Carolynne Maria Granja. O homicídio de crianças indígenas por tribos brasileiras sob a óptica dos direitos humanos. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12532
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carolynne Maria Granja Ferraz.pdf692.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.