Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12535
Título: Lei de improbidade administrativa a presunção relativa de enriquecimento ilícito de agentes públicos mediante acréscimo patrimonial desproporcional
Autor(es): Araújo, Elton Luís Vinagre
Palavras-chave: Direito Administrativo
Improbidade administrativa
Enriquecimento ilícito
Data do documento: 19-Nov-2014
Resumo: A presente monografia se propõe a realizar um estudo acerca dos atos de improbidade administrativa que importam em enriquecimento ilícito dos agentes públicos, bem como dos dispositivos legais que o estado possui para combatê-los, com ênfase no artigo 9º das Lei Federal nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa). Evidencia-se, a partir daí, a existência de três teorias (tradicionalista, vanguardista e relativista), que buscam tutelar o modus operandi do Estado na busca incessante pela moralidade administrativa sob o viés do combate ao acréscimo injustificado de bens. Os dispositivos da citada lei tornaram-se importantes instrumentos jurídicos na luta pela corrupção, pois vislumbraram diversas espécies de atos ímprobos, dentre os quais, o aumento patrimonial desproporcional à renda legítima do servidor público. O pano de fundo principal do trabalho, portanto, compõe a tutela da probidade administrativa nos casos de presunção de enriquecimento ilícito do agente público ou de terceiros que concorreram para o ato ímprobo. Pretende-se, inclusive, confrontar o modelo tradicional do ônus probatório previsto no Código de Processo Civil, a questão da inversão do ônus da prova no espectro da improbidade administrativa e a própria distribuição dinâmica da carga probatória em ações judiciais de natureza coletiva levando em consideração a presunção relativa do enriquecimento ilícito.
Descrição: ARAÚJO, Elton Luís Vinagre. Lei de improbidade administrativa e a presunção relativa de enriquecimento ilícito de agentes públicos mediante acréscimo patrimonial desproporcional. 2014. 64 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12535
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elton Luís Vinagre Araújo.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.