Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12583
Título: Efeitos da decisão: o parecer do TCE que rejeita contas de prefeitos
Autor(es): Souza, Elizângela Costa Pereira de
Palavras-chave: Inelegibilidade
Lei Complementar
Tribunal de Contas
Ordenação de despesas
Contas de Gestão
Data do documento: 30-Jun-2015
Resumo: O presente trabalho anseia demonstrar à luz do Direito Eleitoral os efeitos da Inelegibilidade ocasionada pela rejeição de contas de gestão de prefeitos pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, bem como, o julgamento do parecer enviado a Câmara Municipal de Vereadores e, consequentemente, seu resultado. Consoante a este tema, analisa-se, também, que basta o julgamento pelo tribunal de Contas para ensejar a inelegibilidade de prefeitos, consoante à ordenação de despesas. Tomando por fundamento basilar a Carta da República de 1988; as legislações infraconstitucionais, tais quais: a Lei Complementar nº. 135/2010; a Lei Complementar nº. 64/90, e o Código Eleitoral. Inclui-se, ainda, neste artigo, Jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, bem como, ensinamentos doutrinários, dentre os quais elencamos CERQUEIRA, C.A; CERQUEIRA, T.T., 2014 (2014), ALMEIDA (2015 ), ALEXANDRE MORAES, JOSÉ AFONSO DA SILVA, fontes retiradas de meio eletrônico, dentre outros. Diante do Parecer que rejeita as contas de prefeitos pelo Tribunal de Contas do Estado, as Casas Legislativas, quase que em sua totalidade, rejeitam o parecer prévio do Órgão Colegiado e aprovam as contas de gestão de prefeitos, via Decreto Legislativo. Cabendo ao Tribunal de Contas julgar as contas no que diz respeito à ordenação de despesas
Descrição: SOUZA, Elizângela Costa Pereira de. Efeitos da decisão: o parecer do TCE que rejeita contas de prefeitos. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12583
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizângela Costa Pereira de Souza.pdf586.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.