Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12592
Título: Lei Maria da Penha e sua aplicabilidade aos homoafetivos
Autor(es): Albuquerque, Gyovanna Alves de
Palavras-chave: Lei Maria da Penha
Violência Doméstica
Homoafetivo
Data do documento: 18-Fev-2014
Resumo: O presente artigo surge a partir da necessidade de discutir a aplicabilidade da Lei 11.340 de 07 de agosto de 2006, comumente conhecida como Maria da Penha, aos casais homoafetivos, especificamente os casais de lésbicas. O objetivo fundamental deste artigo é demonstrar que a Lei Maria da Penha busca prevenir, punir e erradicar a violência doméstica não somente das mulheres, mas em toda união estável, quer seja casais de homens e mulheres ou entre duas mulheres. Inicialmente, busca-se entender como se deu o processo de criação da Lei, apresentando o caso de Maria da Penha Maia Fernandes, posteriormente, discute-se os tipos de violência, bem como os papéis desempenhados pelos sujeitos ativos e passivos e, por fim, como se dá a aplicabilidade da Lei Maria da Penha nas uniões homoafetivas entre lésbicas, juntamente com as políticas públicas e sua efetividade. A pesquisa é de natureza teórico- bibliográfica. Dessa forma, percebe-se, portanto, que esta lei tem como principal objetivo promover os princípios da igualdade sem distinção de gênero, enfocando na defesa da dignidade da pessoa humana.
Descrição: ALBUQUERQUE, Gyovanna Alves de. Lei Maria da Penha e sua aplicabilidade aos homoafetivos. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12592
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gyovanna Alves de Albuquerque.pdf564.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.