Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12598
Título: Refugiados ambientais: a necessidade de reconhecimento legal e proteção na ordem jurídica internacional
Autor(es): Falcão, Ketty Filizola Pineda
Palavras-chave: Refugiados Ambientais
Reconhecimento legal
Proteção Específica
Direito Internacional
Data do documento: 10-Jun-2015
Resumo: O trabalho apresenta um estudo sobre a necessidade de reconhecimento legal dos refugiados ambientais e sua proteção na ordem jurídica internacional. Aborda-se a falta de proteção específica assegurada aos migrantes forçados por problemas ambientais, bem como examina a construção conceitual de “refugiado ambiental”, a partir da análise da problemática conceitual, em razão da ausência normativa. Deste modo, o objetivo geral do trabalho consiste em inquirir as possibilidades de aceitação e proteção dos refugiados ambientais pelo Direito Internacional, como meio de assegurar-lhes os direitos básicos da pessoa humana. Estudam-se também a contextualização do fenômeno migratório e as principais propostas de normativa internacional específica para a proteção dos refugiados ambientais. As análises foram realizadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, e descritiva, principalmente através de trabalhos científicos e periódicos, tendo em vista que o tema traz um cenário novo e pouco divulgado em livros. Em conclusão, da análise dos pontos destacados na pesquisa, propõe-se uma proteção jurídica baseada em instrumentos já existentes no direito internacional, sem a exclusão da necessidade de elaboração de um tratado internacional que se destine exclusivamente aos refugiados ambientais.
Descrição: FALCÃO, Ketty Filizola Pineda. Refugiados ambientais: a necessidade de reconhecimento legal e proteção na ordem jurídica internacional. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12598
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ketty Filizola Pineda Falcão.pdf532.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.