Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12607
Título: O (des)interesse público na contratação precária para provimento de cargos ou empregos públicos
Autor(es): Lima, Marcelo Araújo de
Palavras-chave: Administração Pública
Contratação precária
Improbidade administrativa
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: A Constituição Federal do Brasil de 1988 determina, em seu art. 37, incisos II e IX, que o ingresso de pessoal na Administração Pública dar-se-á por intermédio de concurso público de provas ou de provas e títulos, salvo as exceções expressamente estabelecidas na Lei Maior, dentre as quais, a contratação por prazo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. Entretanto, contrariando a Lei Fundamental e os princípios norteadores da atuação da Administração Pública, inúmeros gestores lançam mãos de contratações precárias para o provimento de cargos e empregos públicos, promovendo o acesso de pessoal aos quadros da Administração à margem do que preleciona a Norma Fundamental. Por conseguinte, esse desvirtuamento do uso da previsão constitucional insculpida no art. 37, IX, da CF/1988, contribui, sobremaneira, para a perpetuação de uma política clientelista, camuflada pelo discurso da urgência da execução dos serviços públicos e da não interrupção de serviços essenciais. Trata-se, portanto, de provimento ilegal, bem como de ato de improbidade administrativa, passível de sanções ao administrador público. Sendo assim, infere-se que o interesse público é superado pelos interesses políticos-particulares. Portanto, através de uma pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, o presente trabalho analisa as implicações operadas por estas contratações irregulares e ilegais de pessoal para a Administração Pública, bem como a constituição de um desinteresse público, materializado na inércia dos órgãos de fiscalização e controle, do Ministério Público, do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e da sociedade civil organizada.
Descrição: LIMA, Marcelo Araújo de. O (des)interesse público na contratação precária para provimento de cargos ou empregos públicos. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12607
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Araújo de Lima.pdf759.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.