Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12608
Título: Medidas cautelares diversas da prisão: implementação na cidade de Campina Grande e impacto sobre o encarceramento preventivo
Autor(es): Martins, Dominique
Palavras-chave: Medidas cautelares
Prisão preventiva
Legislação penal
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: O trabalho em tela apresenta um breve estudo sobre as medidas cautelares diversas da prisão, inseridas no ordenamento jurídico pátrio a partir da vigência da Lei nº 12.403/2011. Antes disso, durante o processo ou a investigação criminal, o juiz dispunha apenas de duas possibilidades: prender o réu/indiciado preventivamente ou soltá-lo sem maiores restrições. Essa falta de alternativas incentivava a opção pelo encarceramento cautelar, o que entrava em confronto com a garantia constitucional à liberdade e com o princípio da presunção de inocência, sempre considerando-se que a prisão cautelar deve ser vista como medida de ultima ratio a fim de que não se transmude em antecipação de pena. Ademais, o presente artigo busca verificar como se dá a aplicação das referidas medidas na comarca de Campina Grande/PB, além de verificar como as cautelares diversas da prisão contribuíram para reduzir as prisões preventivas. Para tanto, a investigação se deu com a coleta de dados nas Varas Criminais de Campina Grande, verificando-se durante o período de seis meses como os juízes se comportaram diante da nova legislação.
Descrição: MARTINS, Dominique. Medidas cautelares diversas da prisão: implementação na cidade de Campina Grande e impacto sobre o encarceramento preventivo. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12608
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dominique Martins.pdf828.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.