Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12614
Título: Diferenças e divergências na sucessão do cônjuge e do companheiro
Autor(es): Ferreira, Sarah de Lima
Palavras-chave: Sucessão do Cônjuge
Sucessão do Companheiro
Constitucionalidade do artigo 1.790
Código Civil
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: Tendo em vista que no âmbito do direito sucessório a legislação brasileira aborda o casamento e a união estável de formas distintas, o presente artigo discorre sobre as diferenças e divergências do tratamento da sucessão do cônjuge e do companheiro, analisando a concorrência com descendentes, ascendentes e outros parentes suscetível, assim como o direito real de habitação, além da possibilidade do companheiro concorrer com o poder público. Por fim, o trabalho analisa a desvantagem sofrida pelo companheiro em detrimento ao cônjuge apesar da constitucionalidade do artigo 1.790 do Código Civil. Visto que a Constituição Federal não equipara os dois institutos, apenas reconhece a união estável como entidade familiar. O tema se destaca pela confusão legislativa e diversidade de entendimento dos doutrinadores e tribunais.
Descrição: FERREIRA, Sarah de Lima. Diferenças e divergências na sucessão do cônjuge e do companheiro. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12614
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sarah de Lima Ferreira.pdf417.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.