Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12634
Título: A mediação da gestão escolar na construção da Pedagogia de Projetos
Autor(es): Silva, Jordânia Carneiro da
Palavras-chave: Gestão democrática
Pedagogia de Projetos
Aprendizagem
Data do documento: 2016
Resumo: O presente artigo apresenta uma discussão teórica em torno do conceito de modelo pedagógico para “A relação da gestão mediadora com a pedagogia de projetos”, abordando elementos epistemológicos, propõe-se uma revisão do conceito de gestão participativa e democrática ampliando para o construto de modelo pedagógico em que todos os membros de forma coletiva têm um ideal comum para o ambiente educacional. Esta discussão teórica constitui-se a base para a construção de um objeto de aprendizagem estimular os participantes de todos os segmentos da escola para se envolverem na realização dos projetos escolares, pois contribuem para a melhoria da escola, promoção da aprendizagem e formação crítico-social dos alunos (LUCK, 2009). Este estudo apresenta uma metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso. O campo de pesquisa ocorreu no Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho, os sujeitos da pesquisa foram os gestores e a equipe pedagógica da escola. A pesquisa foi desenvolvida a partir de estudos teóricos sobre a gestão educacional e pedagogia de projetos, observação do cotidiano escolar e das atividades com a pedagogia de projetos realizada na instituição; e para finalizar, a aplicação de questionários para identificar como acontece a parceria da gestão na realização dos projetos na escola e qual sua contribuição para realização desta prática. Este estudo da relação com a pedagogia de projetos e a gestão escolar contribui para aquisição de conhecimentos, observando o cotidiano escolar, o processo de aprendizagem, e a gestão escolar. Para discussão destas temáticas nos subsidiamos para discutir as questões que envolvem a Gestão Educacional, Luck (2008; 2009), Oliveira (1999), Lúcia, (1998); para os aspectos relativos à Pedagogia de Projetos, Antunes (2010), Martins (2013). Esperamos que essa pesquisa venha promover reflexões para enfrentar os desafios dos profissionais e aos envolvidos e somente através de trocas de experiências de cada um dos envolvidos que se constrói o conhecimento, levando os educandos a pensarem, e assim tornam-se cidadãos críticos e que poderá contribuir para uma sociedade vindoura.
Descrição: SILVA, J. C. da. A mediação da gestão escolar na construção da Pedagogia de Projetos. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12634
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jordânia Carneiro da Silva.pdfJordânia Carneiro da Silva389.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.