Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12637
Título: Caracterização do ciberespaço na relação tempo/espaço do município de Mari - PB
Autor(es): Silva, Clenilson dos Santos
Palavras-chave: Mari
Espaço Virtual
Cibercultura
Data do documento: 2016
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma caracterização do ciberespaço, promovendo uma discussão em torno do avanço tecnológico no cotidiano da sociedade, acarretando um processo de Cibercultura. O objetivo com a referida pesquisa foi abordar a questão do processo de Cibercultura e a influência tecnológica através da caracterização do ciberespaço e a relação tempo e espaço no município de Mari - PB, localizado na Mesorregião da Mata Atlântica do Estado da Paraíba. A escolha se deu através da necessidade de conhecer o espaço virtual, de modo que, ressalte sua importância e os efeitos de sua produção para a comunidade local. Essa problemática foi apresentada a partir da curiosidade em compreender as concepções e práticas que fortaleceram a Ciência Geografia, como os fenômenos imateriais, entre eles a virtualização do espaço e sua propagação cultural. Enquanto metodologia foi adotada a pesquisa de campo, caracterizado como estudo descritivo acerca da temática aprofundada, além de abordagem qualitativa para a caracterização do espaço virtual delimitado, considerando-se entrevistados que contribuíram na área pesquisada. Foi realizada entrevista semiestruturada sobre as transformações e transmissão de dados de provedor. Também foram realizadas consultas em documentos que fortaleceram nossa pesquisa. Para fomentar o desenvolvimento de referido trabalho, teoricamente foram utilizados autores como LÉVY (1999), LEFEBVE (2005), SANTOS (1979), HUMMEL (2008), CASTELLS (2005); entre outros importantes pensadores que nos nortearam durante todo este percurso, pois estes pensadores abordam a questão da produção do espaço de modo que, este estudo contribuirá como conhecimento científico, uma vez que, foi abordada uma temática tão relevante na atual sociedade e na ciência geográfica, podendo ser utilizado por outros pesquisadores como ferramenta de consulta sobre a temática e ser considerado como instrumento de valorização do referido município.
Descrição: SILVA, C. dos S. Caracterização do ciberespaço na relação tempo/espaço do município de Mari - PB. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12637
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clemilson dos Santos Silva.pdfClemilson dos Santos Silva1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.