Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12644
Título: O ensino de geografia e a formação do professor iniciante
Autor(es): Brito, Rosa Suzana Alves de
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Formação do Professor
Estágio Supervisionado
Data do documento: 2016
Resumo: O ensino de geografia possui um papel essencial para a formação do cidadão, uma vez que ele abre um leque de possibilidades para que o aluno compreenda o meio social no qual está inserido e amplie seu senso crítico diante das mais variadas situações colocada pela sociedade. Portanto, dada a importância do ensino de geografia temos como objetivo geral: Analisar o ensino de geografia e a formação do professor iniciante. Temos como objetivos específicos: resgatar a história da geografia escolar, desde o Brasil colônia, se é que podemos nos referir dessa maneira, tendo-se em vista que a geografia só irá ser considerada uma disciplina a partir do século XIX; discutir as dificuldades da prática docente; reunir reflexões sobre o ensino de geografia na escola básica. Entendemos que práxis do professor deve ser algo extremamente planejada, com objetivos claros e específicos. Desta maneira, a formação do professor é algo essencial para que haja um ensino de qualidade, que busque formar cidadãos, reflexivos e conscientes. Consequentemente, é indispensável que com as novas exigências do Projeto Curricular dos Cursos de Licenciatura em Geografia as disciplinas da pedagogia seja mais valorizada. Dentre estas disciplinas, destacamos o Estágio Supervisionado, pois ele permite que o aluno faça um elo entre a teoria estudada na universidade e a realidade vivenciada no seu futuro ambiente de trabalho. Destacamos ainda, que a ação mais importante do poder público é a valorização do professor enquanto elemento essencial para a formação do cidadão crítico e responsável pela sociedade em que vive.
Descrição: BRITO, R. S. A. de. O ensino de geografia e a formação do professor iniciante. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12644
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosa Suzana Alves de Brito.pdfRosa Suzana Alves de Brito394.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.