Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12647
Título: Negativa de concessão de crédito por meio da renovação do cheque especial
Autor(es): Serrano, Vitória Gomes
Palavras-chave: Cheque Especial
Contratos de Adesão
Código de Defesa do Consumidor
Data do documento: 1-Jan-2015
Resumo: Este trabalho acadêmico busca analisar as cláusulas do contrato de adesão de cheque especial pessoa física das principais instituições bancárias em nosso país à luz do Código de Defesa do Consumidor a fim de identificar práticas e cláusulas abusivas no que se refere à negativa da concessão da renovação dessa linha de crédito para as pessoa física. O cheque especial é uma das linhas de crédito de maior facilidade de aquisição e também é um dos maiores responsáveis pelo desequilíbrio financeiro e superendividamento de muitos brasileiros, devido ao seu alto custo. Foram analisados os contratos de cheque especial de quatro instituições bancárias que têm o maior número de clientes e atendem em âmbito nacional. Verificamos que, apesar de algumas características em comum, não há uma uniformidade nas cláusulas destes contratos e que, na verdade cada instituição administra esse produto como bem entende, podendo, inclusive, cancelá-lo a qualquer momento, sem nem informar ao correntista. Foram também identificadas deficiências do Estado quanto à gestão e fiscalização na utilização desse produto, através de seus órgãos competentes. Desse modo, procuramos diagnosticar esse problema com três ações que devem ser realizadas conjuntamente: inclusão de uma disciplina sobre educação financeira que fosse obrigatória na grade curricular; uma atuação mais precisa dos órgãos reguladores do Sistema Financeiro; e uma redução gradativa do limite de crédito do cheque especial quando este se enquadrar em uma das hipóteses que admitam o seu cancelamento.
Descrição: SERRANO, Vitória Gomes. Negativa de concessão de crédito por meio da renovação do cheque especial. 2015. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba,Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12647
ISSN: CDD 343.071
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - VITÓRIA GOMES SERRANO.pdf1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.