Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12651
Título: Regime disciplinar diferenciado e o direito penal do inimigo (o ensino como direito fundamental do apenado cidadão)
Autor(es): Nascimento, Tomires da Costa e Silva
Palavras-chave: Regime Disciplinar Diferenciado
Sistema Penal Brasileiro
Direito à Educação
Data do documento: 24-Mai-2016
Resumo: O presente artigo tem como escopo analisar criticamente o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) enquanto preceito normativo que fabrica o inimigo social em confronto com a educação como política pública ressocializadora e na qualidade direito fundamental que auxilia na construção do apenado cidadão. A pesquisa foi construída a partir de um levantamento documental/empírico tendo como contribuições livros, dissertações, teses, artigos específicos, leis, decretos, doutrinas, julgados entre outros. Para a fundamentação teórico-metodológica do presente trabalho foi utilizado conceito de inimigo social por Jakobs (2007), com Hulsman (1997) a analise critica sobre o sistema penal e com Freire (1987) a importância da educação crítica como aparato ressocializador. Analisa-se no presente estudo a construção do Regime Disciplinar Diferenciado no sistema penal brasileiro, estudando ainda o RDD enquanto preceito normativo que fabrica e exclui o dito inimigo social, retirando soa apenados o direito à educação sob o regime do RDD. Para isto, fez-se necessário examinar o Regime Disciplinar Diferenciado em conjunto com os preceitos normativos que o legalizam no sistema penal brasileiro, trabalhando na sua construção histórica e conceitual com a Constituição Federal Brasileira de 1988 em conjunto com seus pontos de inconstitucionalidade, assim como com a Lei de Execuções Penais e seus respectivos fragmentos destoantes que impossibilitam a ressocialização dos detentos.
Descrição: NASCIMENTO, Tomires da Costa e Silva. Regime disciplinar diferenciado e o direito penal do inimigo (o ensino como direito fundamental do apenado cidadão). 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12651
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - TOMIRES DA COSTA E SILVA NASCIMENTO.pdf767.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.