Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12680
Título: Histórico da regulamentação normativa da criminalização da infância na evolução jurídico penal brasileira
Autor(es): Vieira, Amanda Maria Campos
Palavras-chave: Direito Penal Brasileiro
Maioridade penal
Menor infrator
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: Baseando-se nas recorrentes aparições da discussão que envolve o menor infrator no nosso país e os inúmeros posicionamentos dos estudiosos acerca do tema, muitas vezes com pouco ou nenhum embasamento, há a necessidade de discutir historicamente o percurso do ordenamento jurídico que envolve o menor infrator ao longo do tempo no nosso país. Neste trabalho, o objetivo principal é estimular os indivíduos a compreender a realidade biológica da criança e do adolescente observando o papel do Estado como regulador normativo dos direitos e deveres destes indivíduos ao longo do tempo. Além de analisar pormenorizadamente os conceitos biológicos, psicológicos e sociais que compreendem a faixa etária das crianças e adolescentes relacionando-as com os menores infratores e, a partir disso, fazer uma análise das modificações que o texto normativo, referente especificamente à Criança e ao Adolescente, sofreu ao longo do tempo. Para, só então, identificar na situação atual as influências e interferências do Estado na punição/recuperação de menores infratores. Assim, percebe-se que a discussão que envolve nossa sociedade a respeito desse tema atualmente não diz respeito apenas à busca por punição para os criminosos e sim, uma procura desesperada por solução para o aumento da criminalidade. Este trabalho conclui, portanto, que importantes modificações ocorreram, tanto no aspecto histórico e social quanto no aspecto normativo, com a estipulação da maioridade penal de 18 anos em 1927 e, mais recentemente com a atenção que o Estatuto da Criança e do Adolescente possui em relação à proteção e recuperação dos adolescentes infratores.
Descrição: VIEIRA, Amanda Maria Campos. Histórico da regulamentação normativa da criminalização da infância na evolução jurídico penal brasileira. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12680
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Maria Campos Vieira.pdf617.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.