Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12704
Título: A teoria dos precedentes e a releitura da promoção do distinguishing e do overruling como um direito fundamental processual
Autor(es): Freitas, Bruno Salvador
Palavras-chave: Precedente judicial
Jurisprudência
Direito fundamental processual
Data do documento: 10-Nov-2014
Resumo: O presente estudo busca analisar a perspectiva de formação dos precedentes judiciais, bem como seus principais métodos de interpretação e superação, o distinguishing e o overruling, vistos não apenas como técnicas, mas como direitos fundamentais processuais, a partir de uma reconfiguração de suas funções dentro de um processo que se aproxima da dinâmica desenvolvida pelo sistema common law, objetivando garantir obediência ao devido processo legal dentro de uma ordem jurídica que atribui força aos precedentes. Analisam-se os conceitos de precedente judicial, jurisprudência, stare decisis e ratio decidendi, bem como as principais técnicas de confronto e superação dentro da dinâmica dos precedentes, que prestigiam nossos princípios constitucionais e tem influenciado tanto o atual CPC quanto o projeto de novo diploma processual brasileiro.
Descrição: FREITAS, Bruno Salvador de. A teoria dos precedentes e a releitura da promoção do distinguishing e do overruling como um direito fundamental processual. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito).-Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12704
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Salvador de Freitas.pdf532.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.