Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12717
Título: Desaposentação: uma análise doutrinária e jurisprudencial da aplicabilidade do instituto frente ao ordenamento jurídico brasileiro
Autor(es): Bezerra, Layzy Lyssya
Palavras-chave: Previdência Social
Direito Previdenciário
Aposentadoria
Data do documento: 20-Nov-2014
Resumo: O presente artigo tem como objeto de estudo a aplicabilidade da desaposentação frente ao ordenamento jurídico brasileiro, voltado especialmente para o regime geral de previdência social. A Seguridade Social é um conjunto de regras, princípios e instituições designadas para estabelecer um sistema de proteção social aos indivíduos. Neste trabalho, será enfocada a espécie Previdência Social, que tem por escopo proporcionar aos beneficiários condições indispensáveis para uma vida digna. Com efeito, não obstante o legislador tenha objetivado a criação de um Direito Previdenciário de cunho social, a realidade é que a incompatibilidade entre os proventos recebidos e o custo de vida tem aumentado a cada dia, especialmente com o avanço da idade do segurado. Recentemente, surgiu em nosso ordenamento jurídico o instituto desaposentação, que consiste na possibilidade de desfazer o ato de concessão da aposentadoria, com o intuito de obter um novo benefício mais vantajoso economicamente ao segurado, uma vez que este, ao retornar ao trabalho, permanece vertendo contribuições à Previdência Social por força da lei. Ocorre que, devido à inexistência de previsão normativa, a desaposentação tem sido constantemente denegada pela Autarquia Federal. Nesse sentido, questiona-se neste trabalho a viabilidade jurídica da desaposentação frente ao ordenamento jurídico pátrio, utilizando como parâmetros avaliativos os preceitos constitucionais, além dos princípios norteadores da Seguridade Social. Para a realização deste estudo, será utilizado o método de procedimento consistente em pesquisas bibliográficas, além da análise do posicionamento dos Tribunais Superiores, que têm sido substancialmente favoráveis aos segurados, de modo a analisar a possibilidade de desfazimento da primeira aposentadoria através da renúncia, para a obtenção, posteriormente, de novo benefício.
Descrição: BEZERRA, Layzy Lyssya. Desaposentação: uma análise doutrinária e jurisprudencial da aplicabilidade do instituto frente ao ordenamento jurídico brasileiro. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12717
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Layzy Lyssya Bezerra.pdf530.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.