Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12721
Título: Súmula vinculante n. 13: nepotismo e cargos políticos
Autor(es): Sousa, Arthur Cesar Albuquerque de
Palavras-chave: Súmula Vinculante n. 13
Nepotismo
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Data do documento: 21-Nov-2014
Resumo: O presente artigo estuda a Súmula Vinculante n. 13 e o entendimento adotado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em relação a sua inaplicabilidade para cargos de natureza política por meio de uma abordagem teórico e conceitual do instituto da súmula vinculante no Brasil, identificando os precedentes que manifestaram a aprovação da súmula supracitada, seu fundamento constitucional em associação com a prática política conhecida como nepotismo e a pertinência que se estabelece com os princípios da moralidade e impessoalidade a fim de que se perceba as razões para inaplicabilidade e os efeitos na democracia brasileira. O método escolhido foi o da pesquisa bibliográfica com a finalidade de elaborar um conjunto teórico cabível a temática escolhida fundamentando-se em doutrinas de Direito Constitucional e Administrativo, jurisprudência do STF e material disponível na rede mundial de computadores. O principal resultado encontrado foi a percepção de que a inaplicabilidade permite a permanência do nepotismo enquanto prática na democracia brasileira sob o argumento de que as características dos cargos políticos permitem a nomeação de parentes e não configuram nepotismo.
Descrição: SOUSA, Arthur Cesar Albuquerque de. Súmula vinculante n. 13: nepotismo e cargos políticos. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12721
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur Cesar Albuquerque de Sousa.pdf540.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.