Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12725
Título: Perfil da mulher homicida: dados sociodemográficos e criminais
Autor(es): Costa, Gizélia Maria de Vasconcelos
Palavras-chave: Mulheres Homicidas
Homicídio
Criminologia
Data do documento: 21-Nov-2014
Resumo: A sociedade atual é marcada por uma dicotomia marcante entre gênero, o masculino e o feminino, que estabelece os papéis sociais, estereotipando e estigmatizando. Demonstrando uma polaridade de valores culturais e históricos, sempre demonstrados como diferenças naturais, como determinadas características ligadas a um sexo biológico. Esse androcentrismo marca as ciências, sobretudo a criminologia, que tem um universo predominantemente centrado no masculino (o crime e os criminosos), deixando desta forma uma lacuna de estudos sobre a relação entre crime e gênero feminino. De fato, por muitos anos, a criminologia ignorou ou subjugou os estudos da mulher enquanto sujeito ativo do crime. Considerando-a, desde Lombroso, como sujeitos apenas de crimes como prostituição, ou relacionados a perturbações emocionais ou hormonais, como estado menstrual, puerperal, entre outros. Porém, é fato notório que esses conceitos não condizem com a realidade e necessitam de um estudo mais aprofundado. É necessário observar e constatar vários fatores nos crimes femininos, como, por exemplo, que uma história passada de violência tem sido constantemente considerada como preditiva da violência subsequente. Há uma relação mais complexa do que simples causalidade, onde devem ser considerados fatores como idade, status socioeconômico, criminalidade prévia, assim como abuso de substâncias, medicamentos, entre outros. Nesse contexto, procuramos traçar um perfil sociodemográfico e criminal das mulheres que cometem homicídio, identificar qual é o perfil das mulheres que se inserem nessa criminalidade tão brutal.
Descrição: COSTA, Gizélia Maria de Vasconcelos. Perfil da mulher homicida: dados sociodemográficos e criminais. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12725
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gizelia Maria de Vasconcelos Costa.pdf808.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.