Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12727
Título: Perícia contábil: um instrumento de auxílio ao magistrado nas tomadas de decisão
Autor(es): Pereira, José Péricles Alves
Palavras-chave: Perícia
Perícia Contábil
Conflito
Justiça
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: Perícia é conhecimento e experiência das coisas. A função pericial é aquela em que uma pessoa de largo conhecimento em certa matéria e assunto examina os fatos reportando sua autenticidade e opinando sobre essência e feito da matéria examinada. A perícia tem por finalidade orientar a decisão do juízo. Do ponto de vista jurídico a perícia não apresenta um conceito, enfoca mais o ponto de vista de quem a utiliza, o usuário da opinião. O objetivo desse artigo é discorrer sobre a importância da perícia como instrumento de auxílio ao magistrado nos conflitos que requer a opinião de um profissional experiente douto no sentido de respaldar as decisões nas lides. Para alcançar os resultados, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa descritiva a partir de textos selecionados em livros, sites e artigos. Neste contexto, os resultados obtidos revelam a importância da perícia para a decisão do juiz sempre quando houver conflitos de interesse seja na esfera da perícia judicial ou extrajudicial. Foi abordado neste trabalho o papel substancial da perícia contábil na aplicação da justiça, Pautado de conduta ética, social e moral, pois ao profissional perito é dado o privilégio de contribuir para soluções de questões levadas ao exame do poder judiciário ao qual se faz necessário obter conhecimento teórico e práticos, para esclarecimento sobre atividades postas em práticas por pessoas físicas e jurídicas a fim de elucidar de forma clara e objetiva as dúvidas contestadas num processo judicial. Diante do exposto pode-se perceber a importância da perícia para o julgamento.
Descrição: PEREIRA, José Péricles Alves. Perícia contábil: um instrumento de auxílio ao magistrado nas tomadas de decisão. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12727
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jose Pericles Alves Pereira.pdf453.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.