Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12735
Título: Abordagem sistêmica da emenda constitucional nº 72/2013 que igualou direitos trabalhistas entre os trabalhadores domésticos e os demais trabalhadores urbanos e rurais
Autor(es): Cavalcanti, Enilson José do Nascimento
Palavras-chave: Direito do Trabalho
Emenda Constitucional n.º 72/2013
Empregado e empregador domésticos
Data do documento: 19-Nov-2014
Resumo: Analisou-se de forma sistêmica a Emenda Constitucional n.º 72/2013 que ampliou aos trabalhadores domésticos direitos que já eram realidade dos demais trabalhadores urbanos e rurais. Logo, amparado nesse cenário, fixou-se como objetivo deste estudo: a conceituação dos sujeitos da relação de emprego doméstico, trançando os seus perfis socioeconômicos, bem como trazendo a baila os novos direitos constitucionais assegurados à categoria por força da alteração legislativa, com destaque para a proteção laboral construída ao longo dos tempos. Ademais, destacaram-se alguns dos principais pontos inseridos no Projeto de Lei Complementar n.º 224/2013 que visa regulamentar a emenda constitucional aduzida e, por fim, procurou-se traçar o cenário do empregado e empregador doméstico após Emenda Constitucional n.º 72/2013, destacando-se as problemáticas a serem enfrentadas. Para amparar esta análise sistêmica utilizou-se de levantamento bibliográfico e jurisprudencial, pesquisas em sites especializados e da legislação aplicada à matéria.
Descrição: CAVALCANTI, Enilson José do Nascimento. Abordagem sistêmica da emenda constitucional nº 72/2013 que igualou direitos trabalhistas entre os trabalhadores domésticos e os demais trabalhadores urbanos e rurais. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12735
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Enilson José do Nascimento Cavalcanti.pdf653.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.