Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12742
Título: Empreendedorismo do servidor público à luz do princípio constitucional da eficiência
Autor(es): Medeiros, Jilberglei Vieira
Palavras-chave: Administração Pública
Direito Administrativo
Principio da Eficiência
Data do documento: 13-Mai-2016
Resumo: A EC nº 19/98 erigiu a nível constitucional o princípio da eficiência na Administração Pública brasileira na tentativa de criar nos administradores públicos os ideais de presteza, perfeição e rendimento no trato da coisa pública, muito embora antes da referida reforma constitucional tal princípio já fosse conhecido. Não obstante, é facilmente experimentado pela sociedade um serviço público caro e ineficiente, assim como alguns servidores públicos em total descompasso com a eficiência administrativa. Nesse particular, será apresentado um tema pouco conhecido, porém de um dinamismo muito grande e correlacionado com a temática em questão: o empreendedorismo no serviço público, especialmente voltado à figura do servidor público. Conquanto não exista uma literatura acadêmica voltada para o amadurecimento do tema em questão, será demonstrado que é factível criar no servidor público a cultura empreendedora a partir de mecanismos simples, apesar dos entraves legais e burocráticos encontrados nas instituições públicas. Através de pesquisa bibliográfica, buscar-se-á clarificar que é possível tentar aplicar o princípio do empreendedorismo no cotidiano dos servidores públicos de modo a alcançar o melhor desempenho de suas atribuições, considerando sempre uma relação de custo-benefício, com o fim de oferecer serviços que satisfaçam o interesse público, que é o fundamento de existência da própria Administração Pública.
Descrição: MEDEIROS, Jilberglei Vieira. Empreendedorismo do servidor público à luz do princípio constitucional da eficiência. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba,Campina Grande,2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12742
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JILBERGLEI VIEIRA MEDEIROS.pdf459.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.