Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12743
Título: Direito ao esquecimento em meio a liberdade de imprensa na era do hiperinformacionismo
Autor(es): Silva, Aylla Samara Gomes
Palavras-chave: Liberdade de Imprensa
Conflito de Interesses
Direitos Fundamentais
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Sendo o direito um reflexo da atual conjuntura social, e com a grande circulação de informação que vivemos - hiperinformacionismo, surge uma preocupação em se proteger com mais vigor os direitos de personalidade. Sobre esse prisma surge o direito ao esquecimento, que chega ao Brasil por meio da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e está sendo amplamente estudado pela doutrina. No entanto, a aplicação desse direito deve se dá de forma a se respeitar diretos conflitantes, sobretudo o direito a liberdade de imprensa, também assegurado constitucionalmente. Sendo assim, procura-se solucionar a problemática envolvendo a aplicação, de um lado do direito ao esquecimento, desdobramento dos direitos da personalidade e decorrente da dignidade da pessoa humana, e do outro as liberdades de informação, expressão e de imprensa, direitos cruciais para a caracterização de um estado democrático. Objetiva-se, portanto, de modo geral analisar os institutos que envolvem a problemática, sua origem e evolução, e de modo específico estudar os critérios para a resolução do conflito entre esses direitos fundamentais. Para tanto, a metodologia empregada foi bibliográfica, jurisprudencial e legislativa. Concluiu que diante do conflito entre o direito ao esquecimento e a liberdade de imprensa se faz necessário uma ponderação de direitos fundamentais, pautado na proporcionalidade, onde analisa-se as peculiaridades do caso concreto a fim de não sacrificar um ou outro, mas medir a aplicação de cada um.
Descrição: SILVA, Aylla Samara Gomes. Direito ao esquecimento em meio a liberdade de imprensa na era do hiperinformacionismo. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12743
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - AYLLA SAMARA GOMES SILVA.pdf403.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.