Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12752
Título: Por uma teoria da decisão judicial e dos precedentes: contribuições da hermenêutica filosófica à busca pela resposta correta no direito
Autor(es): Britto, Flávio André Alves
Palavras-chave: Hermenêutica filosófica
Teoria da decisão judicial
Teoria dos precedentes judiciais
Data do documento: 29-Jun-2015
Resumo: O artigo pretende abordar, em linhas gerais, alguns processos fundamentais da hermenêutica filosófica de Gadamer, numa tentativa de esboçar uma teoria da decisão judicial (e dos precedentes judiciais), bem como oferecer substrato teórico-filosófico que permita compreender o ato de julgar e o fenômeno da commonlização à brasileira, a partir de interessantes previsões no Novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015), como a concretização do direito à fundamentação detalhada das decisões judiciais e o princípio da não-surpresa. Para problematizá-las, busca-se compreender que só é possível falarmos em resposta correta em direito, se nos obrigarmos ao esforço hermenêutico de destacar a pergunta para qual aquela se tornou a resposta; e que não se pode considerar a mesma resposta às novas perguntas. A resposta correta, à luz da hermenêutica filosófica, parte-se da premissa de que a verdade (ou a resposta jurisdicional adequada) deve ser sempre capturada de forma participada (princípio do contraditório) e experienciada (à luz do caso concreto), na construção narrativa do direito.
Descrição: BRITTO, Flávio André Alves. Por uma teoria da decisão judicial e dos precedentes: contribuições da hermenêutica filosófica à busca pela resposta correta no direito. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12752
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávio André Alves Britto.pdf533.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.