Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12753
Título: A responsabilidade penal do agente infiltrado no contexto das organizações criminosas
Autor(es): Bezerra, Marília Andrade
Palavras-chave: Agente Infiltrado
Responsabilidade Penal
Organizações Criminosas
Data do documento: 29-Abr-2015
Resumo: O fenômeno das organizações criminosas recebeu novo tratamento jurídico a partir da promulgação da lei n°12.850/2013. Com o advento desse diploma legal, alguns institutos do Direito até então tratados superficialmente pela legislação brasileira foram abordados com mais precisão, na tentativa de aprimorar o papel do Estado no combate ao crime organizado. É o caso da figura do agente infiltrado, instrumento especial de investigação que ganhou contornos legais detalhado se passou a exibir uma disciplina normativa tendente a garantir a eficácia do instituto, sem desamparar o executor da técnica. Examinar as significativas modificações trazidas pela nova lei, notadamente quanto à responsabilidade penal atribuída ao agente infiltrado - ou dele afastada - no desempenho de suas funções, justificam a produção deste artigo, exposto em forma de relatório escrito e elaborado através do método explicativo e do procedimento bibliográfico. O objetivo deste estudo é, portanto, analisar as circunstâncias legais que norteiam a atuação do agente infiltrado após o advento da lei n°12.850/2013, especificamente quanto à responsabilidade penal deste ator da trama investigativa. Para melhor compreensão do tema, serão apresentados conceito e natureza jurídica do instituto em comento; as inovações trazidas pela nova lei a respeito da técnica investigativa em tela, bem como as teorias doutrinárias que trataram do assunto ao longo do tempo. Ao final, analisando a opção do legislador brasileiro, constata-se que uma importante lacuna foi preenchida ao se positivar hipótese de isenção de responsabilidade penal do agente infiltrado, acabando por superar um silêncio que minorava a eficácia do instituto.
Descrição: BEZERRA, Marília Andrade. A responsabilidade penal do agente infiltrado no contexto das organizações criminosas. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12753
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília Andrade Bezerra.pdf915.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.