Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12754
Título: Transexualidade e registro da pessoa civil com base no princípio da dignidade da pessoa humana
Autor(es): Bento, Francielly dos Santos
Palavras-chave: Transexualidade
Identidade de Género
Dignidade da Pessoa Humana
Data do documento: 11-Jul-2015
Resumo: Este artigo pretende abordar a atuação do Direito no que concerne ao indivíduo que optou por realizar a cirurgia de alteração sexual (transgenitalização), bem como ao indivíduo que embora não tenha se submetido a realização de tal cirurgia, mas ainda assim quer ter seu nome e sexo alterado no registro civil. Tal abordagem será realizada sob o enfoque do princípio da dignidade da pessoa humana. É cediço que vivemos em uma sociedade com conceitos extremamente arcaicos do que vem a ser género, sexo e transexualidade, desta feita, o presente trabalho busca fazer uma abordagem mais linear com o que prescreve o direito brasileiro, abordando, inclusive, sua atuação no casamento, bem como seus relexos. Objetiva-se com tal trabalho a discussão do tema, bem como a efetivação da legislação pertinente. Foi realizada uma análise bibliográfica, cingindo-se na análise doutrinária, jurisprudencial e legal inerente ao tema, tudo sempre objetivando verificar a atuação do direito no que concerne ao mesmo.
Descrição: BENTO, Francielly dos Santos. Transexualidade e registro da pessoa civil com base no princípio da dignidade da pessoa humana. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12754
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francielly dos Santos Bento.pdf4.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.