Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12757
Título: O planejamento tributário no estado democrático de direito brasileiro e a doutrina do business purpose test: interpretação e aplicação do parágrafo único do artigo 116 do Código Tributário Nacional
Autor(es): Souza, Bárbara Kelly Barbosa de
Palavras-chave: Planejamento Tributário
Norma Geral Antielisiva
Business Purpose Test
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar a inovação trazida pela Lei complementar nº 104/2001, que introduziu parágrafo único ao art. 116 do Código Tributário Nacional e a possibilidade de aplicação da doutrina do business purpose test (propósito negocial) na validação do planejamento tributário. Para tal mister, realizou um estudo bibliográfico e documental, através de consulta à legislação e à doutrina afetas ao tema. Como resultado, percebeu-se que a doutrina não é pacífica quanto ao alcance e à constitucionalidade do dispositivo em comento. Todavia, a partir da adequada interpretação dele, levando não só em conta a sua literalidade, mas os motivos e a finalidade do legislador ao editá-lo, constatou-se que ele visa a combater a fraude à lei e o abuso de direito; e, ainda, se mostra constitucional, à luz do novo Código Civil e das inovações trazidas pela Constituição Federal. Por consequência, verificouse também a possibilidade da aplicação da doutrina do propósito negocial para validar o planejamento tributário, pois esta é capaz demonstrar justamente a existência do desvio de finalidade das operações realizadas, que caracterizam a fraude à lei e o abuso de direito, de forma a balizar a atuação do Fisco. A pesquisa, todavia, não teve como pretensão esgotar o assunto ora debatido, mas se apresentar apenas como mais um dos paradigmas ao estudo do tema, o qual deve ser continuamente discutido entre os doutrinadores a fim de que a futura regulamentação da norma não venha a atender os anseios apenas de uma parcela da sociedade, mas desta como um todo.
Descrição: SOUZA, Bárbara Kelly Barbosa de. O planejamento tributário no estado democrático de direito brasileiro e a doutrina do business purpose test: interpretação e aplicação do parágrafo único do artigo 116 do Código Tributário Nacional. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12757
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bárbara Kelly Barbosa de Souza.pdf639.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.