Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12797
Título: Estado de direito, democracia e violência de gênero: análise dos atendimentos de violência sofrida pelas mulheres junto ao Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes
Autor(es): Monteiro, Kaline Tomaz Silva
Palavras-chave: Estado de direitos
Violência de gênero
Direitos humanos
Feminicídio
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: Este artigo tem como propósito estabelecer interface entre direitos humanos, democracia e violência de gênero. Trata-se de um estudo descritivo acerca da violência de gênero no município de Campina Grande. O lócus da pesquisa é o Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes. Entendendo este como uma das instâncias institucionalizada que tem por objetivo atender, proteger e garantir segurança ao gênero feminino, estabelecendo interlocução com órgãos do poder judiciário e o ministério público. Em termos metodológicos realizou-se uma pesquisa bibliográfica, bem como trabalho de campo através de entrevistas realizadas pelos técnicos do Centro de referência de Assistência a mulher, bem como levantamento de dados quantitativos, junto ao Projeto Informação e Violência contra Mulheres - Departamento de Ciência da Informação/UFPB (2014). Constatou-se que do universo de 92 (noventa e duas) mulheres atendidas 90% (noventa por cento) sofreram violências físicas e psicológicas. Embora existindo certa preocupação por parte do Estado em construir uma rede de proteção e enfrentamento a violência contra a mulher, nota-se que muitas ainda se encontram em condições de vulnerabilidade sociais. E o que garante o Estado proteger os indivíduos? Assim, observa-se que a luta por reconhecimento, torna-se central no contexto do Brasil contemporâneo, principalmente no que diz respeito às minorias: negros, indígenas, quilombolas, mulheres, dentre outros. Os Centros de Referência, nesse sentido, se tornam agentes fundamentais no combate a violência. Porém, este não funciona sem que tenham relação com outras instituições, tais como: Judiciário e Ministério Público, Polícia Militar e Civil. Sem esse aparato institucional, que é o que ocorre na maioria dos municípios brasileiros, a mulher tem se tornado uma “presa” fácil para o seu agressor. E as diversas violências sofridas no âmbito do lar pode ser uma das causas fundantes da prática do ato ilícito feminicídio.
Descrição: MONTEIRO, Kaline Tomaz Silva. Estado de direito, democracia e violência de gênero: análise dos atendimentos de violência sofrida pelas mulheres junto ao Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12797
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kaline Tomaz Silva Monteiro.pdf701.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.