Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12801
Título: Contribuições previdenciárias pagas sobre valores acima do teto previdenciário
Autor(es): Siqueira, Rodrigo Diniz
Palavras-chave: Teto previdenciário
contribuição previdenciária
Direito Previdenciário
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: Este artigo tem como objetivo abordar a questão do pagamento da contribuição previdenciária sobre valores acima do teto previdenciário. Mostrando de forma objetiva que os cálculos dos benefícios previstos na legislação previdenciária não contemplam os valores de contribuição que são pagos acima do limite máximo de R$ 5.189,82 (cinco mil cento e oitenta e nove reais e oitenta e dois centavos); e que o segurado, e também contribuinte, pode requerer, tanto pela via administrativa, com requerimento à receita federal, como pela via judicial, com ação proposta na justiça federal, a restituição dos valores pagos a maior, a fim de evitar o enriquecimento ilícito do Instituto Nacional de Previdência Social – INSS.
Descrição: SIQUEIRA, Rodrigo Diniz. Contribuições previdenciárias pagas sobre valores acima do teto previdenciário. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12801
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Diniz Siqueira.pdf671.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.