Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12804
Título: Contabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável: um estudo nas empresas de panificação de Campina Grande - PB.
Autor(es): Cavalcanti, Simone Lizzandra Oliveira
Palavras-chave: Contabilidade ambiental
Desenvolvimento sustentável
Setor de panificação
Data do documento: 22-Ago-2012
Resumo: A sociedade contemporânea assiste à emergência da preocupação ambiental e a valorização da questão desenvolvimento sustentável. Esse tema é preocupação desse artigo que buscou traçar o perfil das estratégias e níveis de comprometimento ecológico de algumas empresas do setor de panificação na Paraíba. O trabalho teve como objetivo investigar as percepções e ações dos empresários de panificação no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável. Para atender o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa bibliográfica/documental e de campo, estruturada a partir de estudo de caso e de uma abordagem quantitativa, selecionando como amostragem 20 (vinte) unidades de panificação de alguns bairros da cidade de Campina Grande, ou seja, 13,5% em um universo de 148 estabelecimentos. Quanto aos fins, a pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva, utilizando-se do método hipotético-indutivo. A pesquisa revelou que o nível de consciência ambiental dos empresários do ramo de panificação de Campina Grande é maior do que o nível de comprometimento, visto que, ainda é muito baixo o número de empresas que possuem alguma ação de cunho sustentável, chegando a quase 50% do universo pesquisado. Isso demonstra que o processo de mudança de mentalidade e a adoção de práticas sustentáveis mais efetivas ocorrerão á longo prazo, apoiados em políticas governamentais e empresariais mais consolidadas.
Descrição: CAVALCANTI, S. L.O. Contabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável: um estudo nas empresas de panificação de Campina Grande - PB. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12804
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Lizzandra Oliveira Cavalcanti.pdfPDF - Simone Lizzandra Oliveira Cavalcanti1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.