Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12826
Título: Publicidade infantil: a emergência do debate sobre os fenômenos adultização e narcisismo
Autor(es): Souza, Nayara Lima de
Palavras-chave: Publicidade
Infância
Consumismo
Adultização
Narcisismo
Data do documento: 6-Out-2016
Resumo: Este artigo tem como finalidade fundamentar um debate acerca da representação da criança na sociedade de consumo, sobretudo, a efetiva participação da publicidade infantil televisiva na fomentação dos fenômenos da adultização e apelo ao narcisismo. Para tanto, discutiu-se sobre a sociedade de consumo a partir de Bauman (2000) e Marx (1968); verificou-se o conceito de infância enquanto constructo social e a representação da criança na sociedade contemporânea propostos por Heywood (2004) e Ariès (1981); refletiu-se sobre o caráter simbólico da publicidade defendido por Martines (2003); e visitou-se ainda os conceitos de adultização, elencado por Postman (1999), e de narcisismo, advindo de Severiano (2001). Como material empírico, foram analisadas peças publicitárias de veiculação televisiva, a partir de pesquisa exploratória, que pode destacar a aplicabilidade de estímulos publicitários direcionados ao consumo, mas com implicações no processo de adultização e comportamentos narcisistas.
Descrição: SOUZA, N. L. de. Publicidade infantil: a emergência do debate sobre os fenômenos adultização e narcisismo. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12826
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nayara Lima de Souza.pdf664.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.