Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12853
Título: Políticas públicas de segurança: uma nova perspectiva à luz do policiamento comunitário
Autor(es): Candido, Felipe Sousa
Palavras-chave: Segurança Pública
Policiamento Comunitário
Participação Cidadã
Data do documento: 20-Nov-2014
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir a polícia comunitária como uma política pública de segurança no Brasil. A segurança é uma necessidade fundamental do homem, além de constituir-se como pressuposto da existência do Estado, que tem a Polícia como elemento central para essa concretização. No contexto atual, a alarmante criminalidade e a sensação de insegurança, aliadas a ineficácia do trabalho policial no controle do crime, fazem com que a sociedade desafie o Estado a desenvolver um novo modelo de policiamento que concretize este direito. Nesse sentido, a Polícia Comunitária significa um modelo de polícia voltado não só para o combate direto ao crime, mas, sobretudo, para a integração com a sociedade, mediante o desenvolvimento de atividades que estimulem a participação. O Policiamento Comunitário surge como uma nova filosofia para promover verdadeiras mudanças no cenário da Segurança Pública, ao passo que o Estado reconhece sua limitação no controle criminal e conclama a participação cidadã para este fim, materializando a “responsabilidade de todos”, conforme é tratado pela Constituição Federal no capítulo referente à segurança pública. Diante disso, cumpre indagar se essa modalidade de policiamento efetivamente representa uma alternativa viável de atuação policial no combate à criminalidade. Trata-se de pesquisa teórico-bibliográfica, com consulta a obras relacionadas à matéria. Justifica-se o tema pela necessidade de discutir novos mecanismos de enfrentamento da violência e da criminalidade no meio social. Por fim, defende-se a ideia do policiamento comunitário como uma iniciativa eficaz na prevenção e controle do crime, notadamente por eleger a comunidade como partícipe fundamental para a consolidação deste novo cenário, que beneficia todos os cidadãos, dentre eles os próprios policiais.
Descrição: CANDIDO, Felipe Sousa. Políticas públicas de segurança: uma nova perspectiva à luz do policiamento comunitário. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12853
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Sousa Candido.pdf770.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.