Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12888
Título: Estrutura organizacional da ONG Operação Resgate Brasil, de acordo com a Teoria de Mintzberg
Autor(es): Medeiros, Henrique Antony Rodrigues de
Palavras-chave: Mintzberg
Estrutura Organizacional
Terceiro Setor
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: O presente estudo buscou obter informações que permitissem caracterizar a estrutura organizacional da ONG Operação Resgate Brasil, de acordo com a Teoria de Mintzberg. A pesquisa é descritiva, a abordagem foi qualitativa e a coleta de dados foi caracterizada através de um estudo de caso, que foi realizado através de um roteiro de entrevista com o coordenador, e por consulta no site da instituição. O roteiro de entrevista esta subdividido em quatro partes. Na primeira parte, estão os dados e características básicas da instituição; na segunda, como a organização esta de dividida; na terceira, como a organização é coordenada; na quarta e ultima, procurou-se levantar outros parâmetros de design organizacionais. Para a partir desses dados ser realizada a analise de conteúdo necessária para cumprir o objetivo do estudo. Os resultados obtidos indicam que a instituição estudada apresenta como principal mecanismo de coordenação à supervisão direta; a parte chave da organização é a cúpula estratégica, além de não possuir descentralização do poder. A partir desses parâmetros a instituição se enquadra segundo a tipologia de Mintzberg, no tipo de estrutura organizacional simples. Além desses parâmetros característicos de organizações de estrutura simples a instituição apresenta características de outros tipos de estrutura organizacional, como ajustamento mutuo e padronização de processos e habilidades, porem essas características não chegam a influenciar de maneira significativa ao ponto de caracterizar uma instituição de estrutura hibrida. Os resultados encontrados podem servir a aprimorar a gestão da instituição, como também de instituições semelhantes.
Descrição: MEDEIROS, H. A. R. Estrutura organizacional da ONG Operação Resgate Brasil, de acordo com a Teoria de Mintzberg. 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12888
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Henrique Antony Rodrigues de Medeiros.pdf350.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.