Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12891
Título: Satisfação dos clientes que demandam os serviços de saúde privada na Cidade de Patos - PB
Autor(es): Lócio, Jessyka Lucena
Palavras-chave: Saúde
Satisfação do cliente
Serviços de saúde em Patos
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: A cidade de Patos está situada no alto sertão paraibano e ocupa posição em destaque no setor da saúde na região. Deste modo, a presente pesquisa visa apresentar um panorama da situação da saúde privada. A saúde hoje é um dos direitos sociais garantidos pela constituição Federal, que por sua vez, deve minimizar os efeitos causados por sua ausência. Sendo assim, a qualidade do atendimento de saúde privada na cidade de Patos e a satisfação dos seus clientes é objeto do estudo deste artigo, discorrendo sobre o grau de satisfação e quais as perspectivas futuras para esta realidade. Posto isso, a pesquisa foi realizada após ser feito um levantamento histórico da saúde pública e privada no Brasil; avaliar o comportamento e o perfil dos consu-midores que demandam os serviços de saúde privada na cidade de Patos. O estudo foi de cará-ter exploratório, com uma análise que visa uma melhor compreensão da situação-problema para o pesquisador, por meio das investigações empíricas que visam proporcionar um maior conhecimento para acerca do assunto, tudo isso seguindo os procedimentos técnicos e de um levantamento de dados onde foram avaliados, por meio de um questionário, 105 pacientes de diversos estabelecimentos de saúde privada da referida cidade, com base numa fundamentação teórica consistente objetivando compreender e explicar o problema pesquisado, que é analisar o grau de satisfação dos clientes que demandam serviços de saúde privada em Patos. Os resultados obtidos demonstram que os clientes estão satisfeitos no que diz respeito ao atendi-mento dos funcionários e médicos, à qualidade das instalações e ao tempo de espera. Constatam também que o motivo predominante que levam as pessoas a buscarem os referidos serviços é a qualidade e confiança. Porém, as instituições de saúde privada precisam estar em constante transformação, sobretudo no atendimento ao paciente e no propiciar a satisfação que ele almeja, e necessitam de melhorias de acordo com a demanda sempre crescente. Deste modo, espera-se que este estudo seja fonte de pesquisa para futuras gerações de pesquisadores que tenham interesse em analisar o perfil e índice de satisfação dos clientes que demandam serviços de saúde em clínicas particulares na cidade de Patos-PB.
Descrição: LÓCIO, J. L. Satisfação dos clientes que demandam os serviços de saúde privada na Cidade de Patos - PB. 2016. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12891
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jessyka Lucena Lócio.pdf583.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.