Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12895
Título: Políticas Públicas Educacionais: análise da efetividade do Programa Mais Educação no sistema municipal de ensino na cidade de Patos - Paraíba
Autor(es): Vieira, Lília de França
Palavras-chave: Programa Mais Educação
Implementação de políticas públicas
Efetividade de políticas públicas
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: O presente estudo trata do tema políticas públicas educacionais, assunto relevante em um país como o Brasil, que possui altos índices de desigualdade social e poderia investir no nível educacional da população como estratégia para diminuí-la e para o crescimento do país, mas que em sua realidade enfrenta diversos problemas no setor educacional público. O estudo se mostra como um meio para enriquecer as discussões sobre a educação pública brasileira, tendo como principal objetivo analisar a efetividade do Programa Mais Educação no sistema municipal de ensino da cidade de Patos-Paraíba. O referido programa foi implementado na cidade entre os anos de 2011 e 2016, prevendo uma ampliação da jornada escolar dos alunos, com a finalidade de melhorar a qualidade da educação pública e diminuir desigualdades educacionais. Foram investigadas as etapas de implementação e avaliação da política pública para determinar sua efetividade. Para o alcance do objetivo foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo e descritivo, cuja coleta de dados se deu a partir de entrevistas com atores envolvidos no processo de implementação do programa, assim como, por meio de análises bibliográficas e documentais. Dessa maneira foi possível identificar alguns aspectos negativos e obstáculos enfrentados, se referindo principalmente à falta de estrutura física e humana para atingir a efetividade. Contudo, foi possível identificar que apesar das dificuldades, o programa mostrou ser uma alternativa pertinente, pois, por meio dele as escolas conseguiram diminuir desigualdades educacionais, reduzir taxas de evasão escolar e melhorar a educação regular dos alunos, gerando melhorias quantitativas e qualitativas apontando a efetividade do programa.
Descrição: VIEIRA, L. F. Políticas Públicas Educacionais: análise da efetividade do Programa Mais Educação no sistema municipal de ensino na cidade de Patos - Paraíba. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12895
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lília de França Vieira.pdf687.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.