Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12910
Título: Transporte público de massa: o caso do município de Campina Grande-PB
Autor(es): Lima Júnior, Marco Antonio Peixoto de
Palavras-chave: Tranporte público
Mobilidade urbana
Trânsito
Plano de mobilidade
Campina Grande-PB
Data do documento: 14-Jul-2016
Resumo: O transporte público de massas é o meio de locomoção primário da maioria dos cidadãos que residem em cidades de médio e grande porte, portanto, é considerado primordial para a mobilidade urbana, que se traduz na facilidade de deslocamento das pessoas e constitui fator decisivo para a ampliação do acesso a equipamentos de saúde, educação, lazer, entre outros. Nesse sentido, o objetivo do artigo foi apresentar a forma de funcionamento do sistema de transporte público de massa no município de Campina Grande, estado da Paraíba. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. As principais fontes de coleta de dados foram: artigos, dissertações e teses, além do site da Prefeitura Municipal de Campina Grande – PB, onde foram coletados dados relativos ao fenômeno ora abordado. O transporte público de massas, em foco, é gerenciado pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público – STTP, autarquia municipal de direito público; e os serviços a ele relacionados são prestados por empresas licitadas e que cobram uma taxa dos usuários. Os resultados indicam que o índice de motorização, no município em questão, apresentou um aumento significativo, nos últimos anos; tendo como consequência principal o congestionamentos do trânsito e, consequentemente, o atraso nos horários previstos pela empresa que administra os ônibus. Diante do exposto conclui-se que o Poder Público Local através do Plano de Mobilidade Urbana Municipal, tem priorizado ações como a implantação de BRS’s (Bus Rapid Service) e BRT’s (Bus Rapid Transit) de forma a priorizar o transporte público de massas nas vias urbanas, proporcionando uma atratividade ao usuário.
Descrição: LIMA JÚNIOR, M. A. P. de. Transporte público de massa: o caso do município de Campina Grande-PB. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12910
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marco Antonio Peixoto de Lima Júnior.pdf736.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.