Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12955
Título: Aspectos sociais na competitividade do cluster de confecções do agreste de pernambuco
Autor(es): Silva, Aline Lacerda Lino da
Palavras-chave: Clusters
Variáveis de estratégia
Vantagem competitiva
Confecções
Competitividade
Data do documento: 7-Abr-2016
Resumo: Os clusters podem proporcionar vantagens competitivas para as empresas quando todos os atores que o compõem, decorrentes da concentração geográfica, atuam de forma sincronizada em busca de ganhos coletivos. Nesse sentido o objetivo do artigo foi identificar a contribuição dos aspectos sociais para a competitividade do cluster de confecções do agreste pernambucano, através das variáveis Estratégia de resultado orientada para o cluster (ZACARELLI et al., 2008), Confiança, Comprometimento e Cooperação (GIGLIO e RYNGELBLUM, 2009). Para o alcance do objetivo, utilizou-se de uma pesquisa exploratória, sob uma abordagem qualitativa e conduzida sob a forma de estudo de caso de natureza analítica. Os resultados evidenciaram que as variáreis se apresentaram de forma positiva no cluster, tendo apenas ressalvas quanto a variável cooperação, onde se identificou que um entrave ao desenvolvimento do cluster é a cultura individualista do empresariado. Para que as organizações aproveitem todos os benefícios originados pela aglomeração é necessário criar condições para que a confiança, o comprometimento e a cooperação sejam superiores a cultura individualista que está normalmente presente nas relações econômicas entre as empresas.
Descrição: SILVA, A. L. L. da. Aspectos sociais na competitividade do cluster de confecções do agreste de Pernambuco. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12955
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Lacerda Lino da Silva.pdf947.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.