Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12968
Título: | Reflexões sobre o ensino da leitura e escrita na educação dos surdos: um estudo de caso |
Autor(es): | Cunha, Sara almeida Pereira da |
Palavras-chave: | Leitura Escrita Libras Inclusão Escolar Surdez |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é o de levantar uma reflexão teórico-crítica e possíveis propostas quanto à prática docente no ensino da leitura e da escrita para alunos com surdez, apresentando algumas práticas pedagógicas que não são adequadas para este tipo de alunado. Noutros termos, buscaremos expor os desafios enfrentados pelos professores no ensino da leitura e da escrita para alunos surdos procurando, sobretudo, sugerir práticas pedagógicas que visam solucionar essa problemática, buscando meios pelos quais tanto alunos surdos, quanto os ouvintes permaneçam numa mesma sala, obtendo os mesmos direitos linguísticos, a fim de trocar conhecimentos. Fundamentamos a pesquisa em MARCUSCHI (2008) Quadros (2008), Kato (1988), Farias (2007). Adotamos como metodologia, uma pesquisa bibliográfica, e uma pesquisa de campo, onde foi efetuada uma observação para melhor perceber acerca da situação da apropriação da leitura e escrita do aluno com surdez. Para isto, conceituaremos alguns dos principais termos inerentes e importantes para este trabalho, tais como: leitura, escrita, Libras e surdez. |
Descrição: | CUNHA, S. A. P. da. Reflexões sobre o ensino da leitura e escrita na educação dos surdos: um estudo de caso. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12968 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sara Almeida Pereira da Cunha.pdf | Sara Almeida Pereira da Cunha | 425.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.