Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13011
Título: Instrumentos de participação popular na Administração Pública: democracia, transparência e controle social
Autor(es): Silva, Priscila Maila da
Palavras-chave: Administração Pública
Participação popular
Democracia
Data do documento: 27-Fev-2015
Resumo: Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 consagrou-se o Princípio da Participação Popular na Administração Pública como um dos principais vetores da fixação do Estado Democrático de Direito. Assegurar à população a oportunidade de acompanhar e fiscalizar os atos administrativos é um dever a ser cumprido pelo Estado, haja vista ser o cidadão o destinatário das ações governamentais e por esta razão, deve estar devidamente informado de todos os assuntos de interesse coletivo. Para participar da Administração Pública a sociedade pode utilizar vários instrumentos que tendem a facilitar o acesso a projetos, programas, orçamentos e políticas, mas que ao mesmo tempo, visam corrigir e coibir distorções e ilegalidades caso sejam estas praticadas pelo gestor público. Este trabalho tem como objetivo uma análise sobre os instrumentos de participação popular na Administração Pública que se fazem presente na legislação brasileira e que foram identificados através de pesquisa bibliográfica. Com o resultado da investigação, buscou-se evidenciar a importância desses instrumentos para o processo de desenvolvimento social, mediante a parceria entre o povo e o governo, fixando desta forma o exercício da democracia participativa na condução política e administrativa do Estado.
Descrição: SILVA, Priscila Maila da. Instrumentos de participação popular na Administração Pública: democracia, transparência e controle social. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Organização Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6955
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13011
ISSN: CDD 351
Aparece nas coleções:EAD - GOP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Maila da Silva.pdfPDF - Priscila Maila da Silva745.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.